Quem somos

 

Porquê voltar ao passado?

Em 2015 estava eu longe de imaginar que a minha vida iria mudar na primeira vez que visitei um evento medieval. Na primeira pessoa e em poucos minutos, eu estava a viajar no tempo, e eis que dou por mim envolto num frenesim por entre fumo de lenha, música, tambores, membros da “nobreza”, ”plebeus”, gastronomia e um belíssimo centro histórico como pano de fundo.

Tal como na maioria dos países europeus, Portugal não foge à regra. País repleto de pelourinhos, ruas plenas de história, igrejas, castelos, palácios e muitas histórias com quase dois milénios, reis, rainhas e artesãos mostram-nos todo esse rico passado na actualidade.

Sem sombra de dúvida que esta vivência, chega-nos sob a forma de entretenimento para todos os gostos e idades,  seja ele humorístico ou preso ao rigor da recriação histórica, seja do período celta, muçulmano, romano, renascimento ou até nas feiras à moda antiga.

Este regresso ao passado é uma excelente forma de cultura, mas acima de tudo, o seu sucesso deve-se à forma como as feiras estão estruturadas. Palestras a enquadrar o período histórico em questão, artesanato, gastronomia e as fabulosas recriações como ponto máximo, mas os eventos não se ficam por aqui, como por exemplo, a ancestral arte da cetraria (falcoaria), workshops, profissões do passado (ferreiros, calceteiros, cesteiros) animais exóticos e de campo e ainda muito mais para descobrir.

A página Medievaleventos foi criada como um complemento na divulgação das recriações históricas em Portugal.

Desde já a equipa Medievaleventos agradece a disponibilidade dos visados, e a forma como grupos, promotores, juntas de freguesia e câmaras municipais nos têm recebido nos eventos.

As imagens e vídeos presentes no youtube e na nossa página Medievaleventos  foram obtidos sob pedido de autorização verbal, e são destinadas exclusivamente à divulgação de artistas e eventos. Esta página não possui nem pretende reivindicar a autoria de imagem, texto ou música, quer seja de pessoa individual ou de grupo. Assim lembramos que qualquer imagem ou vídeo pode estar vinculado a direitos de autor das respetivas entidades referidas anteriormente.

Recomendamos que estes espetáculos sejam vistos ao vivo.

Bem-hajam!

A Equipa medieval.

77 thoughts on “Quem somos”

  1. Boa noite,

    Gostaria de vos informar da Feira Medieval de Linda-a-Velha que vai decorrer no próximo mês de Junho.
    Mais informações na página do Facebook.

    Cumprimentos

    1. Olá, Medieval Eventos agradece a informação e vamos partilhar no calendário o evento de Linda a Velha 2017 e a vossa página.

  2. Boa tarde,
    Gostaria de informar o calendário de feiras medieval, que vai decorrer no próximo mês de julho. Exerço a actividade como mercador de artesanato indiano e tattos de henna com moldes de madeira.
    Cumprimentos.

    1. Boa tarde
      A Equipa Medieval agradece a sua mensagem mas para podermos anunciar a feira em que vai estar presente precisamos de saber qual delas é. Das 30 feiras em Julho que vão acontecer em Portugal, 16 estão no nosso calendário. Se não estiver diga-nos e acrescentamos no calendário.
      Cumprimentos

  3. Bom dia, O meu nome é Elsa e estou interessada em participar nos vossos eventos, com uma taverna.
    Gostaria de ser contatada por vocês ou deixarem-me contato direto para poder obter mais informação.
    Grata desde já,
    Elsa Pereira

    1. Olá Elsa, Peço desculpa por só respondermos hoje. Desde Já agradeço o seu contato. Vou enviar um mail com o nosso contato.

  4. Boa noite sou o João e gostava de saber como participar nos vossos eventos.

    trabalho com crepes e pizzas

    obrigado

    1. Olá João, desde já agradecemos o seu contato. A medievaleventos apenas faz a divulgação dos mesmos, não estamos ligados à organização das respectivas feiras. Mas por uma questão de proximidade com promotores e organizadores, se indicar a localidade podemos fornecer contatos.
      Cumprimentos

    1. Medieval Eventos agradece a informação e esperamos fazer umas fotografias no vosso evento.

  5. Boa tarde, pretendemos saber qual é o v/calendario de feiras (medievais principalmente) e condições de participação.

    1. Boa tarde
      O nosso calendário é o do site Medieval Eventos.pt
      As condições não temos nenhuma em especial. Qualquer evento em Portugal e Ilhas, uma vez com as datas na nossa posse, publicamos no site.

  6. Bom dia,

    Gostaria de saber como posso participar nos v/ eventos, trabalho com crepes/Waffles e ginfinha, sou de Matosinhos.
    Obrigada

    1. Olá, desde já agradecemos o seu contato. A Medieval Eventos apenas faz a divulgação dos mesmos, não estamos ligados à organização das respectivas feiras. Mas por uma questão de proximidade com promotores e organizadores, se indicar a localidade do seu interesse podemos fornecer contatos.
      Cumprimentos

  7. Boa Tarde
    Agradecia que nos informassem do vosso mail ou outro contacto, para vos podermos enviar uma informação.

    Cumprimentos
    José Filipe

    1. Boa tarde
      O grupo Anima-Regnum, faz parte dos Grupos referenciados na Medieval Eventos, nomeadamente na Feira Quinhentista de Coina. Vamos acrescentar o vosso Grupo no menu dos Artistas com o respectivo site, até ao fim do corrente mês.
      Medieval Eventos agradece a informação.

  8. Bom dia,

    Me chamo Fabio, sou artesão e autonomo, vivo em Madri – Espanha, gostaría de saber informação e condições para poder participar em mercados organizados por vocês.

    Participo en Espanha em varias feiras medievais e de recreações históricas por todo el território e gostaría de espandir horrizontes e participar em feiras e mercados medievais por todo Portugal.

    Para mais informação sobre os produtos que faço pode ver fotos na minha página web http://www.originalyexclusiva.es e qualquer outra duvida ou pergunta podem ligar no número de telefone abaixo ou enviando un email.

    Fico a espera de resposta.

    Desde já obrigado pela atenção.

    Fabio Reis

    Tel. e Whatsapp: +34 659362389

    http://www.originalyexclusiva.es

  9. Boa Tarde, gostaria de solicitar o vosso email para apresentar o meu grupo de animação,e também saber se é possível o mesmo ser divulgado.

    Cumprimentos
    André Santos

    1. Medieval Eventos agradece a informação do Mercado Quinhentista 2018 e vamos acrescentar no calendário com o respectivo link.

    1. Boa tarde
      Medieval Eventos agradece a informação, irá estar disponível no nosso calendário de eventos até ao fim do dia.

    1. Boa tarde
      Desde já agradecemos o contacto. Enviem uma foto 16/9 e iremos acrescentar na página dos artistas.
      Cumprimentos

  10. Boa Tarde

    Sendo detentor e distribuidor de varios Produtos do que melhor se faz em Portugal, desde produtos vinicolas ( vinhos de eleição e representacao propria do Douro ao Alentejo, vinho porto, licores), compotas, mel, queijos serra estrela, mas não tendo tenda propria e uma enorme vontade em participar nos vossos eventos ( feiras ) e proporcionar essas iguarias aos visitantes, gostaria de saber o necessário, as condições e saber como o poderei fazer….aguardo um feedback vosso, com os melhores cumprimentos: ricardopires.invinangola@gmail.com

    1. Olá, desde já agradecemos o seu contato. A Medieval Eventos apenas faz a divulgação dos mesmos, não estamos ligados à organização das respectivas feiras. Mas por uma questão de proximidade com promotores e organizadores, se indicar a localidade do seu interesse podemos fornecer contatos.
      Cumprimentos

        1. Olá, desde já agradecemos o seu contato. A Medieval Eventos apenas faz a divulgação dos mesmos, não estamos ligados à organização das respectivas feiras. Por uma questão de proximidade com promotores e organizadores, se indicar a localidade do seu interesse podemos fornecer as entidades ou é entrar directamente em contato com a câmara ou junta de freguesia, e eles fornecem a ficha de inscrição e condições.
          Cumprimentos

  11. Boa tarde,

    Solicito o vosso contacto mais direto para que vos possa pedir uma proposta.

    Aguardo

  12. Boa tarde
    Necessito entrar em contacto convosco, agradeço envio do vosso e-mail. Obrigado
    Com os melhores cumprimentos
    Luís Nunes

    1. Medieval Eventos agradece o contacto e informa que já foi feita a correcção pedida, Cumprimentos.

  13. Boa tarde,
    Como poderei obter informações acerca de participação em feiras como comerciante/representante de um oficio?

    1. Medieval Eventos agradece o contacto e informa que a melhor forma de participar num evento é procurar a entidade organizadora (CM, JF, etc) e eles informam as condições, até porque esses termos podem variar muito de evento para evento.
      Cumprimentos.

  14. Boa noite, sou fã destas Feiras e Mercados de outras épocas… gostaria de saber onde poderei comprar Pipas Caramelizadas habitualmente comercializadas nestes eventos… Se possível na zona de Oeiras/Cascais/Sintra/ ou no limite em Lisboa. Muito obrigado

    1. Olá
      Medieval Eventos agradece o contacto. Pedido providenciado por email
      Cumprimentos

  15. Boa tarde,
    Podem dar-me o vosso contacto e informações sobre como funciona a publicitação dos grupos nesta página!
    Cumprimentos,

    1. Olá
      Medieval Eventos agradece o contacto. Pedido providenciado por email
      Cumprimentos

  16. Boa tarde,

    A Câmara dos Ofícios informa que a Feira Setecentista de Queluz se realiza de 6 a 9 de setembro de 2018 e não nas datas que anunciam no vosso site, pelo que agradecemos correção urgente.

    Sempre que quiserem confirmar datas de eventos produzidos por nós devem contactar-nos antes de publicar.

    Aproveitamos para informar que iremos realizar, também em setembro de 2018, de 21 a 23, o Festival Romano de Odrinhas no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas (MASMO), concelho de Sintra.

    Agradecidos, cumprimentos,

    1. Medieval Eventos agradece o contato e respectiva informação, data corrigida e nos futuros eventos da Câmara dos Ofícios iremos confirmar as datas. O Festival Romano de Odrinhas, também iremos acrescentar no calendário.
      Os melhores cumprimentos

  17. A Câmara dos Ofícios alerta a equipa da Medieval Eventos para o facto de ter publicado um evento “Feira Seiscentista de Barcarena 2018”, com um cartaz que utilizou indevidamente a imagem gráfica original criada pela Câmara dos Ofícios para a Feira Setecentista de Queluz em 2016, que também está no vosso site.

    Solicitamos esclarecimento relativamente à origem do cartaz publicado, bem como a eliminação desse cartaz do vosso site.

    Com os melhores cumprimentos,

    1. Boa tarde
      Agradecemos o contato. Para ter o endereço é só enviar uma foto 16/9 e um link
      Obrigado

  18. Boa tarde
    gostaria de saber se me podem fornecer contactos da organização destes eventos medievais, do Porto e Arredores.
    Obrigada

    1. Olá
      Medieval Eventos agradece o contacto. Pedido providenciado por email
      Cumprimentos

    1. Medieval Eventos agradece o contacto e informa que não fazemos parte da organização dos eventos, apenas a sua divulgação. A melhor forma de participar num evento é procurar a entidade organizadora da sua zona de interesse (CM, JF ou Promotor) e eles informam as condições, nomeadamente os prazos de inscrição, 4 a 6 semanas antes do evento, até porque esses termos podem variar de evento para evento.
      Cumprimentos.

  19. Boa tarde,
    Eu sou um aluno da escola da Batalha e eu estou no curso de turismo no 12ºano.
    Este ano eu tenho de trabalhar na PAP (prova de aptidão profissional) e a minha PAP é sobre
    um padeiro medieval que eu gostaria de representar mas eu tenho algumas dúvidas e eu gostaria de puder comunicar
    com vocês que trabalham nas feiras medievais para tirar essas dúvidas.
    Obrigado pela atenção,
    Com os melhores cumprimentos

  20. Hello!
    I am a promoter (and performer) of The Theatre of Ancient and Medieval Culture JAVARYNA.
    We are providing a complex of festival entertainments: live music, dance performances, interactive dance, games, fire show.
    We`ve took part in numerous international festivals and would like to represent us to Portugal`s.

    I will be grateful if you sent me some contacts.
    Thanks a lot. Have a nice day.

    Best regards, Yana.

    1. Olá
      Medieval Eventos agradece a mensagem. Pedido providenciado por email
      Cumprimentos

  21. Boa noite,
    gostaria de vos informar da Feira Mediaval de Vila Ruiva-Cuba, que vai decorrer nos dias 29,30 e 31 de Março de 2019 é já a nossa 3ª edição e fazemos o evento de 2 em 2 anos.

    Cumprimentos

    1. Boa tarde
      Medieval Eventos agradece a informação, irá estar disponível no nosso calendário de eventos até ao fim do dia.
      Cumprimentos

  22. Olá, este ano vai decorrer também a feira medieval da Vila do Carvalho (freguesia do concelho da Covilhã/ Cova da Beira), que se intitula de Mysteria, e em princípio decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de Julho – esta feira só acontece ano sim, ano não.
    +Info em: https://www.facebook.com/MysteriaPt/

    1. Olá, Medieval Eventos agradece a informação, estamos a aguardar a data de 2019
      Cumprimentos

  23. Boa Tarde
    Gostaria de informações para participar como feirante com carrinho de churrasco e pastel brasileiro, nas feiras que vocês organizam.
    No aguardo de contato
    Obrigada
    Patricia

    1. Boa dia,
      Medieval Eventos agradece o contacto e informa que não fazemos parte da organização dos eventos, apenas a sua divulgação. A melhor forma de participar num evento é procurar a entidade organizadora da sua zona de interesse (CM, JF ou Promotor) e eles informam as condições, nomeadamente os prazos de inscrição, 4 a 6 semanas antes do evento, esses termos podem variar de evento para evento.
      Cumprimentos e boas Feiras.

  24. Bom dia, Equipa Medieval.

    Agradecemos desde já o vosso apoio na divulgação do Mercado Medieval de Óbidos bem como todos os outros eventos de recriação histórica que se realizam no nosso país. Enviamos mais informação do nosso evento que agradecíamos que atualizassem e completassem. Solicitamos email para envio do cartaz 2019.

    A XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos decorre de 18 de Julho a 4 de Agosto, aberto de quinta-feira a domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos.
    Nesta zona, outrora usada como campo de treino de escudeiros e cavaleiros ao serviço d’el Rei, os Paços do Castelo transformam-se num imenso burgo que invoca costumes ligados ao quotidiano dos povos medievos, no qual já foram abordadas áreas como o Medo na Idade Média, ou a Importância da Água, sendo este ano o Fogo o mote para o assentar dos arraiais.
    Sendo um evento de forte cariz comunitário, onde é visível o trabalho, esforço e dedicação de todas as associações culturais, desportivas, recreativas e IPSS do concelho de Óbidos, que ano após ano, trabalham com o intuito de receber bem quem os visita, o programa é sempre muito diversificado e rico, dando oportunidade a atores, malabaristas, manipuladores de fogo e jograis de mostrar as suas artes e cantorias
    nesta real festança.
    Esta edição irá, certamente, encantar cavaleiros e damas, nobres e burgueses e outros demais com espetáculos de fogo, teatro, artesãos, ofícios e mesteres, torneios a cavalo, combates apeados, entre outras vivências da época.
    Entre folganças e festas, faça parte da história no Mercado Medieval de Óbidos!

    Obrigada.

  25. A todos os que têm interesse pela Idade Média, das mais variadas formas,
    para que se produza uma re-presentação mais autêntica daquele milénio,
    sem contaminações aculturantes de outros períodos históricos:

    CONGRESSO INTERNACIONAL

    NO MEIO. Recriar a Idade Média na cultura popular
    21 e 22 de Novembro, IEM / NOVA FCSH

    http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=1794

    Destacando o diálogo contínuo entre a Idade Média e o mundo pós-medieval, No Meio é um congresso internacional interdisciplinar que pretende explorar as motivações, as formas e os meios através dos quais o período medieval tem sido imaginado, evocado, re-vivido e remodelado na cultura popular contemporânea.

    Promovido pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-NOVA FCSH), o congresso realizar-se-á em Lisboa, na NOVA Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2019.

    As propostas podem incluir as seguintes linhas de investigação no âmbito do Medievalismo e da cultura popular:

    • Medievalismo nas artes
    • Literatura contemporânea e a Idade Média
    • Representações medievais em feiras e festivais
    • Usos da Idade Média em filmes e televisão
    • Medievalismo e música contemporânea
    • Imagens medievais na indústria de videojogos e na comunidade gamer

    O congresso terminará com uma mesa-redonda sobre “Reconstruir a Idade Média: escrever no meio (entre História e ficção)”.

    O prazo para o envio de todas as propostas é dia 1 de Setembro de 2019 (as notificações serão enviadas até dia 13 de Setembro). Aceitam-se trabalhos e propostas em inglês, português e espanhol.

    Inscrição de 10€ para comunicantes.

    Pede-se o envio de uma curta biografia (150 palavras), junto com o título e a proposta de comunicação (entre 250 e 300 palavras), nome e contacto para: medievallyspeaking@gmail.com

  26. Bom dia,
    Gostava de saber o que é necessário para poder participar nas feiras.
    Obrigada,
    R.O.

    1. Bom dia
      Antes de mais Medieval Eventos agradece a mensagem e informamos que não organizamos eventos, apenas fazemos a divulgação. Contudo a melhor forma para participar é procurar a Camara Municipal ou a Junta de Freguesia onde têm interesse participar e geralmente indicam as condições ou o promotor caso seja uma entidade contratada para o efeito. Bons eventos.
      Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *